Breaking News

Ron Bugado | Uma surpreendente história de amizade

Animação da 20th Century Studios, “Ron Bugado” é um retrato bem humorado sobre problemas cotidianos e como um robô pode preencher o vazio provocado pela solidão. Com uma trama simples, mas honesta, o filme desenvolve emocionantemente uma amizade digna de encher de lágrimas os olhos de quem assiste.

O longa narra a história de Barney, um estudante antissocial do ensino fundamental, e Ron, seu novo dispositivo digitalmente conectado, que anda, fala e é, supostamente, seu “Melhor Amigo fora da Caixa”. Os divertidos problemas de funcionamento do Ron, colocados contra o pano de fundo da era da mídia social, lançam a dupla em uma jornada repleta de ação, na qual menino e robô aceitam a maravilhosa confusão de uma amizade verdadeira.

A premissa da produção fica ainda mais forte após o isolamento provocado pela pandemia. Com o distanciamento, os aparelhos eletrônicos viraram peça fundamental para o convívio social. Pegando esse gancho, a animação cria uma metáfora com os robôs b-bots representando todos estes fatores. Evidencia-se isso com o decorrer da história, onde vemos o protagonista sendo vítima de bullying, além de outras crianças tentando desesperadamente ficar famosas com lives e memes, mas que acabam virando piadas na internet.

Voltado muito ao público infantil, o filme apresenta sua simplicidade seja no visual, seja na história. No entanto, há um equilibro tão bem elaborado entre humor, drama e questões complexas, que eleva a produção em muitos degraus. Assim, a amizade entre Barney e Ron é uma gigantesca representação de que a tecnologia não precisa ser apenas um aparelho eletrônico, mas também um amigo.

Com destaque para a maravilhosa dublagem nacional, “Ron Bugado” é surpreendente e apresenta uma história deliciosa de se acompanhar sobre o real significado de aceitação e amizade. Apesar de um terceiro ato que não sai da zona de conforto para concluir o filme, a animação marca uma boa estreia do estúdio de animação Locksmith e tem tudo para fazer sucesso no Disney Plus (mais do que no cinema).

 

Nota: 8,5/10

Nenhum comentário