Breaking News

Animais Fantásticos: Uma História Natural | Um documentário para despertar a imaginação

Stephen Fry, que narrou os audiobooks de Harry Potter no Reino Unido, embarcou em uma jornada pelo mundo no especial da BBC One, “Animais Fantásticos: Uma História Natural”. Disponível na HBO Max, o documentário é um vislumbre de como nossa imaginação está sempre próxima a nossa realidade.

Em uma colaboração com a Unidade de História Natural da BBC, o Museu de História Natural e a Warner Bros., o documentário explora todos os tipos de mistérios em torno de criaturas mágicas e de como seus mitos surgiram. Comparando com animais reais, a produção traça paralelos e cria teorias sobre suas características físicas e sobre seus poderes especiais.

Visitando vários locais do planeta e sempre na companhia de um especialista, Stephen mergulha no mitológico, onde a produção busca descobrir segredos sobre dragões, sereias e unicórnios e os compara com animais como águias, peixes-boi e até lulas-gigantes.

O documentário apresenta uma proposta muito boa, mas não sei se é a melhor possível. Por ter menos de uma hora de duração, tudo é feito de forma muito apressada. Desse modo, não dá para se aprofundar em muitas criaturas do mundo bruxo e assim, várias outras são inclusive esquecidas. Uma minissérie com cada episódio focando em um animal teria sido muito melhor.

Ao longo do caminho, Stephen conversa com a criadora de Harry Potter, JK Rowling, para discutir as inspirações por trás das criaturas que encontramos nos livros e nos filmes da franquia. É curioso como essa é a primeira grande aparição da autora após os infelizes comentários transfóbicos. Aqui, o documentário ajuda a reforçar o seu papel como a grande mente por trás de tudo. Para quem acha que é simples separar obra e autor, não tenho boas notícias. 

 “Animais Fantásticos: Uma História Natural” é um bom documentário não só para os fãs da saga, mas para o público em geral. Muitas criaturas famosas são exploradas e ajudam a despertar a nossa imaginação, mostrando como a realidade e a invenção andam lado a lado.


Nota: 7/10

Nenhum comentário