Breaking News

Windows 8 poderá ser distribuído via download.

      A distribuição de softwares via Web, sejam jogos ou sistemas operacionais, está se tornando cada vez mais popular e num futuro próximo é bem capaz de superar a distribuição via mídias físicas (como os DVDs).
      No caso do Windows 8, que deverá ter uma nova versão de testes lançada possivelmente em janeiro durante a CES 2012, a Microsoft está trabalhando em uma versão otimizada para distribuição via download.
      No blog oficial Building Windows 8, Christa St. Pierre, da divisão Setup and Deployment na Microsoft, falou sobre algumas destas otimizações.
      A primeira delas foi no tamanho da imagem ISO do Windows 8, que na versão x86 possui 878 arquivos e 200 pastas antes da otimização. O primeiro passo na criação do pacote para distribuição via Web foi remover arquivos duplicados, seguido pela compressão de certos componentes. Tudo isso fez com que o tamanho da imagem ISO fosse reduzido de 2.32GB para 2.10GB.
      Depois deste primeiro passo, o pacote então é comprimido novamente usando um algoritmo criado especialmente para o Windows 8, que reduz o tamanho do arquivo que será distribuído via download para 1.51GB.
      Para evitar a corrupção dos arquivos durante o download, a Microsoft utilizará o Background Intelligent Transfer Service (BITS) como o protocolo padrão para envio dos arquivos.
       A razão para o uso do BITS é que ele faz uma verificação de integridade a cada 10MB de dados baixados pelo usuário, além de permitir também a pausa e retomada dos downloads.
       Outro detalhe é que a versão do Windows 8 distribuída via download permitirá que o usuário crie um drive USB ou DVD com o sistema operacional antes de iniciar a instalação.
      Outra mudança no processo de instalação foi a redução no número de etapas necessárias. No caso de um upgrade do Windows 7 para o Windows 8, o usuário precisará de apenas 11 cliques (uma redução de 82% em comparação com o processo de upgrade do Windows Vista para o Windows 7).
       A tabela abaixo mostra o que pode ou não pode ser transferido durante o processo de upgrade para o Windows 8:
       Podem ser transferidos: Aplicativos (somente windows 7)
      Configurações do windows: Windows 7 e Windows Vista (windows XP não).
      Contas de usuário e arquivos pessoais: Windows XP, Windows 7 e Windows Vista:

Algumas imagens do processo de instalação via download:











Nenhum comentário