Matéria Especial sobre UEFA vencedora da enquete!!!
A Union des Associations Européennes de Football (UEFA) foi fundada em Basileia, na Suíça, a 15 de Junho de 1954, concretizando-se assim a visão pioneira de uma mão cheia de prestigiados dirigentes do futebol na época.
Desde então, o órgão governante do futebol europeu - uma das seis confederações da FIFA, órgão governante do futebol mundial - transformou-se no pilar sobre o qual assenta a modalidade no Velho Continente, trabalhando em nome das federações e de todas as partes interessadas na promoção do futebol, fortalecendo a sua posição como desporto mais popular do mundo.
O princípio que guiou os fundadores no início dos anos 50 foi a criação e desenvolvimento de um espírito de união e solidariedade entre a comunidade do futebol europeu. Agora, mais de 50 anos mais tarde, a missão da UEFA permanece a mesma. No entanto, o órgão assume agora também o papel de "guardião" do futebol na Europa, protegendo e sustentando o bem-estar da modalidade a todos os níveis, desde a elite aos milhares de amadores que adoptaram o futebol como passatempo.
Em 1960, a UEFA empregava apenas três funcionários a tempo inteiro. Esse número foi crescendo ao longo dos anos, à medida que a organização se foi adaptando às novas realidades. Hoje em dia, mais de 340 pessoas de mais de 29 nacionalidades diferentes - dirigentes, especialistas de informática, treinadores, jornalistas e tradutores - trabalham na sede administrativa da UEFA em Nyon, na margem do Lago Genebra, na Suíça.
Ao longo das décadas, a UEFA passou de órgão administrativo a organização dinâmica, de acordo com as exigências do futebol moderno. A UEFA é uma autoridade desportiva que não tem os poderes de um governo; representa as federações europeias de futebol, e só pode agir de acordo com os desejos dessas federações.
Quando a UEFA foi fundada, era composta por 25 federações. Esse número cresceu gradualmente, até ao início dos anos 90, quando os desenvolvimentos políticos na Europa de Leste e a fragmentação da União Soviética deram origem a um rápido crescimento do número de novas federações. Consequentemente, a UEFA soma agora 53 federações filiadas.
Nenhum comentário