500 dias para a Copa do Mundo de 2014.
Estamos a 500 dias da Copa do Mundo da FIFA de 2014. E nem tudo é motivo de preocupação. Isso porque dois estádios já estão prontos. Mas no resto, tudo preocupa e muito.
Um fato é que obras de reforma e construção de aeroportos ficarão prontas em cima da hora. Em entrevista à imprensa internacional, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, limitou-se a dizer que "20% das obras para a Copa do Mundo estão prontas e cerca de 60% estão em andamento". A declaração deveria destacar o bom andamento das obras, mas soa como uma confissão de que nem tudo vai bem. Sobre os demais 20%, o ministro não falou nada.
As obras de construção e reforma nos aeroportos das 12 cidades-sede deverão ficar prontas um pouco antes do início da Copa do Mundo preocupação já manifestada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na metade do ano passado. Para garantir a construção e reforma de aeroportos a tempo do Mundial, o governo federal concedeu para a iniciativa privada os terminais de Guarulhos e Viracopos, no estado de São Paulo, e o aeroporto de Brasília.
A movimentação de estrangeiros e brasileiros pelas cidades-sede deverá ser bem complicada. Em janeiro de 2010, quando anunciaram a Matriz de Responsabilidades da Copa, os governos federal, estaduais e municipais pretendiam realizar 50 obras de mobilidade urbana orçadas em quase 11,5 bilhões de reais. Entre elas estavam a construção de monotrilhos, metrôs de superfície e corredores exclusivos de ônibus nas cidades-sede projetos ligando, por exemplo, os centros das cidades-sede até os aeroportos.
Já as obras dos estádios estão um pouco diferentes. As obras de Natal (43%), Manaus (47%) e Cuiabá (50%) são motivo de preocupação e precisam andar mais rápido para que fiquem prontas até o início da Copa do Mundo. Entre os demais estádios programados para receber os jogos da Copa do Mundo, as arenas de Porto Alegre (52%), Curitiba (55%) e São Paulo (58%) estão dentro do prazo e são tocadas pela iniciativa privada.
As outras seis arenas vão ser testadas já na Copa das Confederações, em junho deste ano. Dois estádios já foram inaugurados: o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Castelão, em Fortaleza. Já os estádios de Brasília (85%) e Salvador (80%) devem ficar prontos em abril. O estádio do Recife é o "lanterninha" na preparação para a Copa das Confederações, com 70% das obras realizadas.
O Maracanã, com 85% das reformas prontas, merece um acompanhamento mais cuidadoso. O prazo para a conclusão das obras foi ampliado e o estádio deve ficar pronto até o final de maio a menos de 20 dias do início da Copa das Confederações.
Muita coisa ainda precisa ser feita, mas o que vemos é que nada está sendo preparado. A Copa será no famoso "jeitinho brasileiro" e infelizmente, o legado que a competição deveria deixar para o país, não existirá.

As obras de construção e reforma nos aeroportos das 12 cidades-sede deverão ficar prontas um pouco antes do início da Copa do Mundo preocupação já manifestada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na metade do ano passado. Para garantir a construção e reforma de aeroportos a tempo do Mundial, o governo federal concedeu para a iniciativa privada os terminais de Guarulhos e Viracopos, no estado de São Paulo, e o aeroporto de Brasília.
A movimentação de estrangeiros e brasileiros pelas cidades-sede deverá ser bem complicada. Em janeiro de 2010, quando anunciaram a Matriz de Responsabilidades da Copa, os governos federal, estaduais e municipais pretendiam realizar 50 obras de mobilidade urbana orçadas em quase 11,5 bilhões de reais. Entre elas estavam a construção de monotrilhos, metrôs de superfície e corredores exclusivos de ônibus nas cidades-sede projetos ligando, por exemplo, os centros das cidades-sede até os aeroportos.
Já as obras dos estádios estão um pouco diferentes. As obras de Natal (43%), Manaus (47%) e Cuiabá (50%) são motivo de preocupação e precisam andar mais rápido para que fiquem prontas até o início da Copa do Mundo. Entre os demais estádios programados para receber os jogos da Copa do Mundo, as arenas de Porto Alegre (52%), Curitiba (55%) e São Paulo (58%) estão dentro do prazo e são tocadas pela iniciativa privada.

O Maracanã, com 85% das reformas prontas, merece um acompanhamento mais cuidadoso. O prazo para a conclusão das obras foi ampliado e o estádio deve ficar pronto até o final de maio a menos de 20 dias do início da Copa das Confederações.
Muita coisa ainda precisa ser feita, mas o que vemos é que nada está sendo preparado. A Copa será no famoso "jeitinho brasileiro" e infelizmente, o legado que a competição deveria deixar para o país, não existirá.
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